segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escola Estadual Nuta Barthlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 801.
Recuperação do segundo bimestre.
1) A Revolução Francesa deu-se basicamente para:
a) extinguir definitivamente a influência do clero no plano político;
b) concretizar as aspirações dos camponeses, operários e artesãos;
c) depor Luís XVI;
d) permitir a ascensão da burguesia no plano econômico e político;
e) fomentar as desigualdades sociais existentes.

2) Em 26 de agosto de 1789, foi promulgada a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. Essa Declaração, que se tornou famosa, é um símbolo do(a):
a) Revolução das Trezes Colônias Inglesas na América, reagindo contra as imposições econômicas de sua metrópole;
b) Revolução Inglesa que , estabelecendo uma aliança da burguesia e a nova nobreza, consolida sua posição política e econômica;
c) Revolução Francesa que , afirmando os ideais da burguesia, proclamava a igualdade de todos perante a lei;
d) Revolução Russa, cujo movimento vitorioso implanta o ideário socialista com a ditadura do proletariado;
e) Revolução Gloriosa que, independentemente da participação popular, consolida a nova ordem econômica para a Inglaterra.

3) “Várias revoluções em uma”.
“[...]A Revolução[...]se dividia numa série de fases, decorrentes das diferentes formas de atuação dos grupos sociais, guiados por objetivos e concepções diversas sobre os problemas econômico-sociais e o modo de resolvê-los.”
Por que a Revolução Francesa teve tantas fases diferentes?





Identifique cada uma delas.




4) O Grande Medo.
Segundo o historiador Georges Lefebvre, as notícias dos acontecimentos revolucionários em Paris provocaram um grande sentimento de medo entre a população rural. Esta temia que “bandidos”, insuflados por um complô de aristocratas, espelhassem violência pelo campo para se vingar dos rebeldes. O Grande Medo levou os camponeses a reagirem vivamente à suposta ameaça. Nobres foram assassinados e, em diferentes regiões da França, houve revoltas agrárias.
a) O que se entende por Grande Medo?





b) Com base nas informações do texto, podemos afirmar que os camponeses tiveram as mesmas motivações dos grupos revolucionários urbanos? Por quê?







5) Cite uma idéia iluminista presentes na Revolução Francesa.



6) Descreva o Golpe do 18 Brumário.

Nenhum comentário: