Escola Estadual Nuta Barthlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 801.
Recuperação do terceiro bimestre.
Texto: HINO DA INDEPENDÊNCIA (letra Evaristo da Veiga e música D.Pedro I).
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Tendo o texto como referência responda:
a) Qual a participação de D.Pedro na independência do Brasil?
b) Cite uma das imposições das Cortes Portuguesas.
c) O que Portugal exigiu para reconhecer a nossa independência.
d) Qual o primeiro país a reconhecer a nossa independência?
e) O que significa o estribilho, que são os versos repetidos no hino?
2 ) Qual o país europeu que através de tratados de comércio se beneficiou com a independência das áreas coloniais latino-americanas.
3) Faça um paralelo entre a vinda da Corte portuguesa para o Brasil e o nosso processo de independência política.
4)Por que o proclamador da nossa independência política não é visto como herói?
5)Qual o primeiro país a reconhecer a nossa independência política?
6)Por que a Inglaterra apoiou o reconhecimento da nossa independência política?
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