segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno(a): Nº
Turma:
Prova de recuperação do segundo ano do segundo bimestre.

Texto: Miséria mesmo após a liberdade.
A situação socioeconômica dos camponeses franceses às vésperas da Revolução era muito difícil. A liberdade social não foi acompanhada do fim da escassez de alimentos e da obrigatoriedade de pagar pesados impostos às classes ociosas. Esse quadro complicado- um dos mais fortes componentes do clima de revolta que envolveu a França nas últimas décadas do século XVIII- é analisado no texto a seguir.
“A situação dessa classe enorme, compreendendo talvez 80% de todos os franceses, estava longe de ser brilhante. De fato, os camponeses eram, em geral, livres e não raro proprietários de terras. Em quantidade efetiva, as propriedades do clero talvez cobrissem outros 6%, com variações regionais. Assim é que, na diocese de Montpellier, os camponeses já possuíam de 38% a 40% da terra, a burguesia de 18% a 19%, os nobres de 15% a 16% e o clero de 3% a 4%, enquanto um quinto era de terras comuns. Na verdade, entretanto, a grande maioria não tinha terras ou tinha uma quantidade insuficiente, deficiência esta aumentada pelo atraso técnico dominante; e a fome geral de terra foi intensificada pelo aumento da população. Os tributos feudais, os dízimos e as taxas tomavam uma proporção grande e cada vez maior da renda do camponês,e a inflação reduzia o valor do resto. Pois só a minoria dos camponeses que tinha um constante excedente em tempos de má colheita, quando dominavam os preços de fome. Há pouca dúvida de que nos 20 anos que precederam a Revolução a situação dos camponeses tivesse piorado por essas razões.”
(HOBSBAWM, Eric. A Revolução Francesa).
1) O texto fala de “liberdade social”. O que significa o termo?
2) A maioria da população francesa eram de camponeses. Justifique de acordo com o texto.
3) Por que o campesinato vivia em condições miseráveis?
4) Relacione as três ordens ou estamentos da sociedade francesa pré-revolucinária.
5) Cite as fases da Revolução Francesa de 1789.
6) Indique as principais características e interesses dos vários segmentos da sociedade por ocasião do início da Revolução.
a) Nobreza;
b) Burguesia;
c) Classes populares.

Nenhum comentário: