Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 3001/3002
Prova de história de recuperação do segundo bimestre.
Texto: O mestre sala dos mares.
(Aldir Blanc e João Bosco).
Há muito tempo, nas águas da Guanabara,
O dragão do mar reapareceu,
Na figura de um bravo marinheiro,
A quem a história não esqueceu.
Conhecido como Almirante negro.
Tinha a dignidade de um mestre-sala.
[...]
Rubras cascatas
Jorravam das costas dos negros
Entre cantos e chibatas,
Inundando o coração
Do pessoal do porão que, a exemplo do marinheiro gritava: não!
a) Identifique o movimento ao qual a composição se refere.
b) Explique as motivações que desencadearam esse movimento.
2) Todas as alternativas contêm informações corretas sobre a crise de 1929, exceto:
a) Adquiriu um caráter mundial por ter atingido a divisão internacional do trabalho que integrava o mundo capitalista.
b) Favoreceu a prática de uma intervenção mais atuante do Estado na economia capitalista para controlar suas crises.
c) Mostrou as limitações do liberalismo em manter a economia num equilíbrio dinâmico.
d) Resultou de um processo cuja característica principal foi a subprodução e o superconsumo.
3) A adoção do New Deal, nos EUA, após a crise de 1929, permite-nos afirme que:
I- O sistema capitalista enfraqueceu-se pela impossibilidade de conviver com o planejamento e o dirigismo estatal.
II- O intervencionismo do Estado na economia não se confunde com o socialismo nem conduz, necessariamente, ao autoritarismo.
III- Alterou-se a relação entre a produção agrária e a fabril, pela importância maior concedida à primeira.
IV- A distribuição de seguros aos desempregados contribui para a diminuição da tensão social.
Estão corretas somente as afirmações:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
4) O processo de formação da classe operária no Brasil, nas duas primeiras décadas do século XX, encontra-se intimamente associado:
a) ao ingresso de levas de imigrantes, principalmente de origem européia, que trouxeram em suas bagagens conhecimento técnico e espírito combativo.
b) à política oficial do governo, no sentido de investir prioritariamente no desenvolvimento industrial do país, o que levou à promulgação da legislação trabalhista.
c) ao abandono do tradicional modelo agrário-exportador, liberando recursos antes alocados na agricultura e fortalecendo a dinâmica burguesia nacional.
d) às conseqüências diretas da abolição da escravidão. Permitindo o deslocamento da mão-de-obra, até então cativa, para o setor manufatureiro em expansão.
5) Em relação à produção artística da década de 1920, pode-se afirma que:
a) expressou a pujança do movimento operário e sua oposição à dominação oligárquica.
b) reafirmou os valores do Brasil rural e patriarcal, assim como a permanência da estética naturalista.
c) revelou uma nova sensibilidade criativa, que se mostrava capaz de rever e inovar as formas de expressão artística.
d) contribuiu para justificar a tradicional dominação oligárquica, ao utilizar novas maneiras de encarar as artes.
e) foi um protesto em relação ao movimento primitivista, que então predominava nas artes plásticas e na literatura.
Um comentário:
ONDE ESTAO AS RESPOSTAS COM AS ALTERNATIVAS CORRETAS?
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