Escola Estadual Nuta Barthlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 2001/2002/2003.
Prova de recuperação do terceiro bimestre.
Texto: Nesta questão, você deverá trabalhar com o conceito de cultura, ciente de que ele comporta tanto as religiões ditas das elites como as religiões populares. Durante a revolta dos Malês, na Bahia, em 1835, um juiz de paz, dizendo-se fiel à lei, invoca o artigo 5 da Sagrada Constituição Política do Império para desencadear a repressão aos escravos; “A religião católica apostólica romana continuará a ser a Religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas (desde que) o seu culto seja doméstico (...) sem forma alguma exterior de Templo. Isto se estende para as nações políticas da Europa e nunca para pretos africanos que vindos das suas para nossa pátria, se educam no grêmio da nossa Religião; como se permitirá que este, venham a renegá-la mostrando por uma face catolicismo, e por outra adorando publicamente seus deuses?”
a) Qual a religião oficial do Império e como em nome dela são reprimidas as religiões dos escravos?
b) Segundo o texto, haveria tolerância religiosa no Império?
2) Cite e caracterize os parâmetros a partir dos quais se delineiam o início do processo e a consolidação da independência.
a) INÍCIO;
c) CONSOLIDAÇÃO.
3) Relacione a transferência da corte portuguesa e o processo de emancipação política do Brasil.
4) Apontar duas conseqüências dos Tratados de 1810 para o Brasil.
5)Relacionar: Revolução do Porto e independência do Brasil.
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