Colégio Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno(a): Nº
Turmas: 901
Prova de História de dependência do terceiro bimestre.
Texto: HINO DA INDEPENDÊNCIA (letra Evaristo da Veiga e música D.Pedro I).
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Tendo o texto como referência responda:
a) A primeira estrófe fala da proclamação da independência. Qual a participação de D.Pedro nesse episódio?
b)A segunda estrófe fala da tentativa das Cortes Portuguesas de recolonizarem o Brasil. Cite uma das imposições das Cortes Portuguesas.
c)A terceira estrófe menciona o perigo da ameaça estrangeira. O que Portugal exigiu para reconhecer a nossa independência.
d)A quarta estrófe menciona o reconhecimento internacional da nossa independência. Qual o primeiro país a reconhecer a nossa independência?
e) O que significa o estribilho, que são os versos repetidos no hino?
1) Marque a alternativa correta em todas as questões abaixo:
a) A independência da antigas colônias espanholas não foram processos de lutas armadas.
b) A independência das colônias espanholas não teve relação com o domínio de Napoleão na Espanha.
c) As elites coloniais não apoiaram a independência das áreas coloniais.
d) As colônias espanholas após a independência se fragmentaram em vários países.
2) Com relação a economia as colônias espanholas:
a) Os países independentes mudaram a estrutura econômica tornaram-se industrializados.
b) As classes dominantes não eram mais os ricos proprietários de terras.
c) As camadas populares receberam terras depois da reforma agrária.
d) A economia continuou a mesma baseada na grande propriedade rural agropecuária ou na exploração das minas.
3) Com relação a política internacional:
a) A Inglaterra incentivou os processos de independências latinos-americanas .
b) Os Estados Unidos não reconheceram as nações independentes.
c) O Brasil teve seu reconhecimento anterior ao das antigas colônias espanholas.
d) A Espanha aceitou pacificamente a independência de suas colônias.
4) Com relação a economia internacional:
a) As nações americanas subustituíram a dependência política pela dependência econômica.
b) A Inglaterra foi prejuducada com a independência das antigas áreas coloniais.
c) Os Estados Unidos lucraram com a independência das colônias espanholas.
d) O Brasil tornou-se independente politicamente e economicamente.
5) Qual o país europeu que através de tratados de comércio se beneficiou com a independência das áreas coloniais latino-americanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário