quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prova de dependência do oitavo ano.

Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 801
Prova de história de dependência do terceiro bimestre.
1) Texto: “As sociedades maia, inca e asteca eram sociedades revestidas de um caráter sagrado: a religião participava intimamente da vida cotidiana dos povos. Todas as funções dirigentes ganhavam legitimidade graças ao ritual religioso que as cercava.”
Explique a religiosidade desses povos.

2) “Quando na época da prestação de trabalho nas terras do Inca e do Sol, o Estado distribuía roupas de festa, alimentos e bebidas como antes fazia o Kuraca e, embora mantendo o culto aos deuses locais, incorporava o culto ao Sol e a seu filho, o Inca, ao qual os aldeãos devem oferecer trabalho.”
Identifique no texto acima duas estratégias usadas pelos incas para dominar os povos conquistados.

3) Ao mesmo tempo em que destruíram os textos astecas e maias, os europeus elaboravam outros documentos de acordo com a visão que tinham daquelas sociedades ou, ainda, de acordo com a imagem que queriam passar para o mundo. Por essa razão, podemos afirmar que os europeus forjaram uma outra história para as populações antigas da América. Explique essa atitude dos colonizadores.

4) “A língua deste gentio, toda pela Costa, é uma: carece de três letras-não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm fé, nem lei, nem rei; e desta maneira vivem sem justiça e desordenadamente.”
A partir do trecho dado podemos afirmar tratar-se de um texto:
a) que subestima a cultura indígena.
b) que respeita as especificidades das diferentes culturas.
c) que está isento de valores.
d) que é de forte caráter relativista.
e) que vê como completas as sociedades indígenas.

5) Portugal e Espanha, no século XV, rivalizavam pelo controle sobre as rotas comerciais do Atlântico, que eram, naquele tempo, a maior riqueza que um país poderia possuir. Explique o tratado firmado entre Portugal e Espanha, em 1494 (Tratado de Tordesilhas), de acordo com o contexto descrito acima.

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