Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 3001/3002.
Prova de dependência do terceiro bimestre..
Texto: Na primeira metade do século XVII, o Império Espanhol começou a se desmantelar. Revoltas, como as ocorridas me Nápoles e Portugal, a guerra de independência promovida pela Holanda e os avanços de ingleses e franceses sobre o território ibérico na América foram eventos simultâneos, o que tornava praticamente impossível ao governo castelhano defender suas possessões. Por outro lado, a e política econômica adotada por aquele reino baseava-se na exploração das riquezas coloniais. A Espanha importava quase tudo o que consumia; não havia a preocupação em desenvolver o setor de manufaturas ou em incrementar a produção agrícola.
Identifique no texto os fatores externos e internos responsáveis pela decadência da Espanha.
2) O período da União Ibérica causou uma devastação no Império Português. No caso do Brasil, qual foi o principal prejuízo sofrido por Portugal?
3) No final do século XV, Portugal e Espanha eram as duas maiores potências da Europa. Esse poderio se ampliou no século XVI. O advento do século XVII mostra os dois reinos ibéricos envolvidos em sérias questões financeiras. Quais são as causas que explicam essas duas situações diferentes vividas pelos reinos ibéricos?
4) “Os Stuarts procuravam realmente impedir o povo de se reunir e de participar de discussões políticas, cortavam as orelhas dos que criticavam o governo, cobravam arbitrariamente as taxas, desiguais na sua incidência, tentaram fechar o Parlamento e nomear funcionários para governarem o país.”
Encontre no texto, elementos que justifiquem os conflitos dos ingleses contra os reis Stuarts.
5) O Ato de Navegação Inglês, de 1660, propunha:
“Para o progresso do armamento marítimo e da navegação, que sob a boa providência e a proteção divina interessava tanto à propriedade, à segurança e ao poderio deste reino(...) nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios pertencentes a Sua Majestade ou em possessões de Sua Majestade (...) nenhum estrangeiro poderá exercer i ofício de mercador [reservando-se este comércio aos nacionais].”
Através do Ato transcrito, fica evidente que o Estado inglês objetivava:
a) acelerar o desenvolvimento do comércio e da indústria bélica, sustentáculos da expansão naval, somente para os mercadores de Londres;
b) ativar a acumulação primitiva de capitais, estimulando todas as transformações que servissem de alavanca à classe capitalista, através da intervenção do Estado na economia;
c) criar uma eficiente frota naval, militar e mercante, a qual consolidaria o capital inglês, primeiramente em nível interno e, na medida do possível, em nível externo;
d) desbancar seus concorrentes nas atividades do comércio externo, especialmente os franceses, que dominavam os mares durante o século XVII;
e) estimular a marinha mercante, incentivando a produção e as atividades financeiras, o que levava o Estado a se eximir de intervenções nas áreas econômicas.
6) Os bandeirantes que praticavam a captura de índios atacavam, de preferência, as missões jesuítas. Explique as razões dessa preferência.
7) comentando a Guerra dos Emboabas (1709), o historiador português Antônio Sérgio escreveu: “Cedo no Brasil se buscaram as minas. Para isso se organizavam expedições (bandeiras) que se internavam no sertão. Enfim, a descoberta fez-se e a notícia atraiu muita gente. Os habitantes de São Paulo consideravam como inimigos os que pretendiam, como eles, enriquecer com o ouro.”
a) Quem eram os emboabas e por que os paulistas entraram em guerra com eles?
b) Explique as transformações econômicas que a mineração provocou no Brasil.
8) “Em 1776, a população de Minas Gerais, excluindo os índios, superava as 300 mil almas- o que representava 20% da população total da América portuguesa e o maior aglomerado de toda a colônia. Mais de 50% da população era negra...O resto compunha-se, em porcentagem aproximadamente iguais, de brancos, mulatos e outros mestiços de combinações raciais inteiramente americanas. Era grande a desproporção entre homens e mulheres e, no interior de vários grupos raciais, só as mulatas eram mais do que os mulatos.”
a) Explique a concentração populacional em Minas e o elevado percentual da população de origem africana.
b) Exemplifique o que os autores afirmam ser “mestiços de combinações raciais inteiramente americanas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário