Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 2001/2002/2003.
Prova de História de dependência do segundo bimestre.
Texto: Aristóteles justifica a escravidão.
Devemos investigar se é justo alguém ser escravo ou se, ao contrário, toda escravidão é antinatural. Não é difícil chegar a uma resposta para essa questão.
Mandar e obedecer são condições inevitáveis. Alguns seres, desde a hora do nascimento, estão destinados a mandar, outros a obedecer. E essa característica dos seres vivos esta presente neles como uma decorrência da própria natureza.
São naturalmente escravos aqueles cuja função é usar o corpo como instrumento de ação e que nada melhor podem fazer além disso. É escravo por natureza quem pertence inteiramente a um senhor, possuindo razão somente para aprender a obedecer.
Na verdade, a utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender as necessidades da vida.
A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente para a atividade servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto para a vida de cidadão.
Há casos, portanto, de pessoas livres e de escravos por natureza e, para esses últimos, a escravidão é conveniente e justa.
1) Como Aristóteles define o “escravo por natureza”?
2) Para o autor, a escravidão existente na Grécia era uma instituição antinatural e injusta? Responda utilizando partes do texto.
3) O pensamento de Aristóteles, neste texto, esta a serviço da transformação da sociedade grega ou da preservação da dominação social? Comente.
4) Quais foram os primeiros povos que habitaram a Grécia?
5) O que vem a ser modo de produção comunitário primitivo?
6) Quais são os quatro períodos pelos quais costumamos dividir a história da Grécia Antiga?
7) No período homérico, os primeiros gregos viviam em genos. Explique o que era um geno?
8) Quais os dois poemas épicos, atribuídos a Homero, que servem de fonte histórica para estudarmos a Grécia Antiga?
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