Colégio Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno(a): Nº
Turmas: 1001/1002/1003/1004.
Prova de História de dependência do quarto bimestre.
Texto: Caminhando (Para não dizer que não falei das flores).
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais,braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Pelos campos há fome em grandes plantações.
Pelas ruas marchando indecisos cordões.
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão.
E acreditam nas flores vencendo o canhão.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Aos soldados armados, amados ou não.
Quase todos perdidos de armas na mão.
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições.
De morrer pela pátria e viver sem razão.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Nas escolas, nas ruas, campos, construções.
Somos todos soldados, armados ou não.
Caminhando e cantando e seguindo a canção.
Somos todos iguais, braços dados ou não.
Os amores na mente, as flores no chão.
A certeza na frente, a história na mão.
Caminhando e cantando e seguindo a canção.
Aprendendo e ensinando uma nova lição.
Vem, vamos embora, que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
De acordo com o texto, responda:
a) Essa foi uma música de protesto. Destaque um trecho que comprove essa afirmação.
b) A canção tornou-se um símbolo da resistência aos governos militares. Destaque um trecho onde essa resistência fica evidente.
c) A canção foi proibida pela Censura Federal. Cite uma passagem que poderia representar, na concepção da Censura Federal “ameaça” ao regime militar?
d) Mesmo proibida, sem tocar nas rádios, a canção composta em 1968, sobreviveu a todos os atos que tinham como objetivo fazer com que o público a esquecesse. Por que até hoje ainda é cantada em manifestações populares?
Marque a alternativa correta:
1) Podemos relacionar as origens da Guerra Fria com:
a) Combate à hegemonia militar da China comunista após a Segunda Guerra Mundial;
b) Confronto econômico internacional entre os países ocidentais;
c) Implantação de regimes socialistas nos países do Leste Europeu;
d) Divisão do mundo em dois blocos políticos, antagônicos, o capitalista e o socialista.
2) No contexto da Guerra Fria o Brasil era:
a) Aliado dos países neutros;
b) Aliado de Cuba e da China comunista;
c) Aliado dos Estados Unidos;
d) Aliado da URSS socialista.
3) A história brasileira no início dos anos 60, culminando com o Golpe de 64 foi marcada por:
a) Política de estabilização econômica adotada por João Goulart;
b) Manifestação militar a favor da renúncia de Jânio Quadros;
c) Rápida implantação do programa de reforma agrária aprovada pelo Congresso Nacional;
d) Oposição dos setores conservadores, inclusive das forças armadas, ao presidente João Goulart.
4) A Conferência de Bandung representou:
a) A neutralidade da América Latina e conseqüentemente do Brasil no contexto da Guerra Fria;
b) A neutralidade da China e de Cuba no contexto da Guerra Fria;
c) A neutralidade de países da África e da Ásia recém libertos no contexto da Guerra Fria;
d) A neutralidade de países do chamado Leste Europeu no contexto da Guerra Fria.
5) Assinale V se afirmativa for verdadeira e F se for falsa:
a) A Índia foi ex-colônia da Inglaterra. ( )
b) A Argélia foi ex-colônia da França. ( ).
c) A Revolução Chinesa transformou a China em uma potência capitalista. ( ).
d) A Revolução Cubana transformou Cuba em aliada dos Estados Unidos. ( ).
e) Os Estados Unidos venceram a Guerra do Vietnã. ( ).
f) A Guerra Fria acabou oficialmente com a Queda do Muro de Berlim. ( ).
“Há homens que lutam por um dia e são bons. Há outros que lutam por um ano e são muito bons. Há os que lutam por muitos anos e são melhores ainda. Mas aqueles que lutam por toda a vida, esses são imprescindíveis.”
( Bertolt Brecht).
Lembre-se de acreditar nos seus sonhos e lutar para realizá-los.
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