Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: Nº
Turma: 3001/3002.
Prova de História de Dependência do Primeiro Bimestre.
(UEL-PR) “[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XIV, permitiu uma multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...].”
O texto descreve uma das causas, na Europa, da:
a) formação do modo de produção asiático.
b) consolidação do despotismo esclarecido.
c) decadência do comércio que produziu a ruralização.
d) crise que levou à desintegração do feudalismo.
e) prosperidade que provocou o processo de industrialização.
2) (PUC-MG) O Expansionismo marítimo europeu, nos séculos XV-XVI, gerou a Revolução Comercial, caracterizada por, exceto:
a) incorporação de áreas dos continentes americanos e africano às rotas tradicionais do comércio.
b) ascensão das potências mercantis atlânticas, como Portugal e Espanha.
c) afluxo de metais preciosos da América para o Oriente, resultante do escambo de mercadorias.
d) deslocamento parcial do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico.
e) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos.
3) (UFMG) No amplo conjunto de transformações ligadas ao advento do mundo moderno, destaca-se um fenômeno que pode ser chamado de Revolução científica. Tal processo, relacionado ao trabalho de homens como Kepler, Copérnico e Newton, entre outros, levou a profundas mudanças nas concepções acerca da construção do saber.
Considerando-se as condições que tornaram possível o advento da Revolução Científica, é correto afirmar que:
a) A renovação da ciência foi estimulada pela queda do absolutismo russo, que abriu a Europa Oriental ao contato com o Ocidente.
b) As descobertas da ciência moderna se tornaram viáveis a partir de uma postura de completo rompimento com o passado.
c) O trabalho dos cientistas foi facilitado pelo processo de crescimento da influência exercida pela Igreja Católica.
d) Os avanços científicos foram estimulados pelas tendências humanistas e racionalistas emergentes na época.
4) (UFSC, adaptada) Analise as proposições abaixo e dê, como resposta, a soma dos números dos itens corretos:
(01) O significado do termo Renascimento está associado à idéia de um novo nascimento da cultura européia, nas suas variadas manifestações, especialmente nas artes.
(02) Os pensadores renascentistas limitaram-se a imitar os modelos das civilizações grega e romana.
(04) Entre os renascentistas mais conhecidos nas artes plásticas destacaram-se Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael.
(08) Entre os escritos renascentistas destacaram-se O elogio da loucura, de Erasmo de Roterdã; O príncipe, de Nicolau Maquiavel; A utopia, de Thomas Morus.
(16) Fenômeno marcante da cultura renascentista foi seu caráter universalista. O deísmo, porém, foi um dos ideais almejados, pois dava acesso à sabedoria e à santidade.
Resposta:________________________________.
5) (UFC-CE) Sobre a ação da Companhia de Jesus, no contexto da Reforma e Contra-Reforma, pode-se afirmar corretamente que:
a) Se aproximava do modelo religioso proposto por Lutero, que fundamentava sua prática na doutrina de justificativa pela fé.
b) Referendava o modelo monástico medieval, no qual o clero buscava a salvação dos fiéis por meio da oração e da clausura.
c) Propunha o abandono da catequese na Europa, onde o protestantismo era dominante, e direcionava sua ação para os povos indígenas.
d) Se rivalizava com o poder do Vaticano, ao estabelecer aliança política com os governos ibéricos a fim de catequizar os povos indígenas.
e) Representava os ideais do Concílio de Trento, de trabalhar pala catequese e de, ao mesmo tempo, permitir uma aproximação entre o clero e os devotos.
6) (UFSM-RS) O Estado moderno do século XVI apresentava a seguinte característica:
a) arrecadação de tributos, fundamentais para custear as despesas com o exército e com a burocracia.
b) centralização e unificação administrativas, apesar da manutenção da plena autoridade local nas mãos dos nobres, os quais utilizavam à administração feudal sem restrições.
c) união da justiça real à justiça senhorial, pois o monarca julgava em consonância com os princípios legais da nobreza.
d) formação de um exército real, composto eminentemente por mercenários, inclusive os postos de comando sob a responsabilidade de militares estrangeiros.
e) separação do sistema de pesos e medidas, visto que não havia unificação monetária nas cidades e nos feudos.
7) (UFPE) Na opinião do historiador Caio Prado Jr., “todo povo tem sua evolução, vista a distância, um certo sentido. Este se percebe,não nos pormenores de sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais[...].”
a) a colonização se estabeleceu dentro dos padrões de povoamento e expansão religiosa.
b) a colonização foi um fato isolado, portanto, uma aventura que não teve continuidade.
c) a colonização foi o resultado da expansão marítima dos países da Europa e, desde o início, constituiu-se numa sociedade de europeus sem nenhuma miscigenação.
d) a colonização se realizou no “sentido” de uma vasta empresa comercial para fornecer ao mercado internacional açúcar, tabaco, ouro, diamantes, algodão e outros produtos.
e) a colonização portuguesa teve, desde cedo, o objetivo de criar um mercado nacional no Brasil.
8) (UFMS) “Em 1992, por ocasião dos 500 anos da viagem de Colombo, houve intenso e extenso debate nas Américas e na Europa sobre o vocabulário adequado para descrever a chegada dos europeus ao continente. Uma crítica devastadora foi então feita ao uso da palavra “descobrimento”, ou “descoberta”, por representar um insuportável etnocentrismo europeu. Aqui viviam, em 1492, cerca de 50 milhões de habitantes, não muito menos que a população da Europa”. (CARVALHO, José Murilo de. In: Folha de S.Paulo, 3 out. 1999.)
Nestes últimos anos, o termo descobrimento voltou a ser empregado para anunciar as celebrações oficiais dos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Para os críticos atuais, o problema do uso do referido termo está no fato de que:
(01) falar em “descobrimento” implica dizer que as gentes e civilizações americanas só tinham passado a ter existência real após a chegada dos europeus.
(02) Falar me “descobrimento” implica dar um tom falsamente neutro a um processo que foi violento e genocida.
(03) Favorece a percepção de que a escrita da História é universal, da qual todos os povos participam.
(04) O genocídio, que a palavra “descobrimento” oculta, não ocorreu em territórios da América portuguesa, pois os povos indígenas ali encontrados não haviam produzido civilizações.
(05) O genocídio, que a palavra “descobrimento” esconde, não ocorre na América espanhola, pois os espanhóis construíram parcerias com os povos indígenas para a exploração do ouro.
Dê como resposta, a soma dos números dos itens corretos:__________________________________________.
O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.
(Norman Vicent).
Lembre-se de que mesmo na hora da crítica estou demonstrando como me preocupo com você.
Beijos.
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