quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escola Estadual Nuta Bartlet James.
Professora: Rosangela Maria.
Aluno: nº
Turma:1001/1002/1003/1004.
Prova de dependência do segundo bimestre do primeiro ano.
Texto: Relato de Oscar Ameringer à Comissão de Assuntos Trabalhistas da Câmara dos Deputados dos EUA, 1932.
Alguns Cidadãos de Montana disseram que havia milhares de alqueires de trigo abandonados nos campos porque seu baixo preço mal dava para cobrir as despesas da colheita. Em Oregon, vi milhares de alqueires de maçã apodrecendo nos pomares. Somente as maças absolutamente perfeitas podiam ser vendidas, por 40 ou 50 centavos a caixa de duzentas maçãs. Ao mesmo tempo, há milhões de crianças que, por causa da pobreza de seus pais, não comerão maçã alguma neste inverno. Enquanto estava em Oregon, [o jornal] Portland Oregonian lamentava o fato de milhares de ovelhas serem sacrificadas pelos criadores por não renderem no mercado o suficiente para pagar seu transporte. Enquanto em Oregon os urubus comiam carne de carneiro, vi pessoas procurando restos de carne em latas de lixo de Nova York e Chicago. Conversei com um homem num restaurante em Chicago. Ele me falou de sua experiência como criador de carneiros. Disse que no outono tinha sacrificado e atirado ao canyon três mil carneiros, porque o transporte de um carneiro custava 1,10 dólar e lucraria menos de 1 dólar por cabeça. Disse que não tinha recursos para alimentar os carneiros e não queria deixá-los morrer à míngua. Por isso cortava-lhes o pescoço e os atirava no canyon.
As estradas do oeste e do sudoeste pululam de pessoas famintas pedindo carona. As fogueiras dos acampamentos dos desabrigados são visíveis ao longo de todas as estradas de ferro. Vi homens, mulheres e crianças caminhando penosamente pelas estradas. A maioria deles eram proprietários de fazendas que tinham perdido tudo na recente baixa de preço do trigo e do algodão.
Os fazendeiros estão sendo pauperizados pela pobreza das populações industriais e as populações industriais, pauperizadas pela pobreza dos fazendeiros. Nenhum deles tem dinheiro para comprar o produto do outro: consequentemente há excesso de produção e carência de consumo, ao mesmo tempo e no mesmo país.
ROBERTS,J.M.
1) O texto se refere a qual acontecimento?
2) O que é uma crise de superprodução?
3) Cite duas situações alarmantes dessa crise.
4) O que foi o New Deal?
5) Como essa crise afetou o Brasil?

Nenhum comentário: